Qual é a sensação que queremos em nossa casa?

Vivi Cirello
Vivi Cirello

Maio 11, 2023 | 4 min de leitura

Qual é a sensação que queremos em nossa casa?

O que é bom para um nem sempre é bom para o outro. Muitas vezes as sensações são diversas com a mesma situação. Recentemente ouvi relatos totalmente diferentes sobre uma viagem: o marido via tudo de uma maneira e a esposa de outra.

Aí quando vem um casal ou uma família inteira e faz um pedido para o arquiteto surge a questão: a quem devo seguir? Nem sempre as opiniões convergem, mas aí está a sabedoria em ouvir que deve ser realizada pelo do arquiteto. Nós devemos reunir todos os pedidos e absorvê-los em um projeto que em alguns momentos atenderá mais um lado do que o outro. Eu sempre digo para os clientes: todos precisam querer fazer a reforma ou a construção, pois envolve muita dedicação, muita conversa e muito desprendimento tanto físico quanto emocional e financeiro. Realmente levaríamos horas aqui analisando os pontos psicológicos envolvidos. Quando fiz faculdade não havia matéria alguma de psicologia e até hoje, pelo que sei, não há, mas acho que deveríamos inserir no currículo das faculdades de Arquitetura uma matéria assim ou até mesmo nas escolas. Pensamentos divergentes quando bem direcionados levam a soluções incríveis.

E aqui vou dar um bom exemplo. Essa cliente queria uma casa mais atual, mas o marido gostava de tudo como estava, não queria mudar nada. Aos poucos ela o convenceu da reforma. Mesmo convencido, vimos quais eram os pontos mais importantes para darmos um novo astral ao apartamento sem mudanças muito radicais.

Começamos com uma nova porta na entrada que de certa forma dá boas-vindas a quem chega e anuncia a mudança feita no restante.

Qual é a sensação que queremos em nossa casa?

Ainda no hall, colocamos um quadro existente, mas que ficou totalmente alterado devido às mudanças em seu entorno. A parede em que ele foi colocado foi pintada de azul e assim aumentamos o contraste entre o quadro (que tem o fundo branco) e seu suporte. Nesse novo ambiente o quadro ganhou vida e uma posição de destaque

Qual é a sensação que queremos em nossa casa?

Tiramos as sancas de gesso que envolviam o apartamento e que claramente nos remetiam ao século passado e colocamos trilhos para a iluminação, deixando o ambiente com um ar mais moderno!

Qual é a sensação que queremos em nossa casa?

No lavabo, mantivemos o espelho, mas colocamos um papel de parede que deixou o lavabo com "algo a mais", um charme que faltava.

Qual é a sensação que queremos em nossa casa?

Também alteramos o layout da sala. Antes eram 2 ambientes e fizemos um grande e único. Os dois sofás existentes se transformaram em um extenso sofá.

Assim conseguimos aliar o desejo da cliente e do marido de uma maneira harmoniosa em que ambos ganharam e o meio ambiente também, pois vários elementos foram mantidos ou aproveitados!

Comentários