
Colégio Santa Marcelina
- Descrição
- COLÉGIO SANTA MARCELINA O colégio Santa Marcelina é uma escola tradicional que funciona em um Edifício histórico em Belo Horizonte. A escola, mesmo com pouca margem de transformação espacial, nos convidou para re-pensar 03 espaços, atualizando-os e adaptando-os às novas práticas pedagógicas. Através de um desenvolvimento conjunto, criamos um grande grupo composto por nós (equipe de arquitetos), irmãs marcelinas, diretoras, professores e alunos, para pensarmos esses novos espaços. Utilizamos com o grupo, técnicas e processos de brainstorm para estabelecer as diretrizes e necessidades para os novos espaços. Concluímos que seriam necessários dois espaços com vocações distintas, uma sala para atividades manuais e práticas e um outra sala com atividades mais lúdicas, que comportasse um uso de estar e de relaxamento, assim definimos: SALA DO FAZER Trabalhos em grupo Realização de atividades para gerar resultados palpáveis Elaboração de projetos que possam manipular materiais, sujar e colocar a mão na massa Aulas, oficinas e workshops temáticos com professores internos e convidados externos Sala para postura ativa, com mesas altas e bancos altos para trabalhar em pé ou sentado SALA DO RELAXAMENTO Espaço para descanso, relaxamento e pausa com mobiliário confortável: sofás, pufes e nichos acolchoados Realização de atividades em grupos, discussão de idéias e projetos, reuniões informais Aulas diferenciadas com utilização de projeção e posturas despojadas Pequenas apresentações e ensaios Gravação de video aulas Sessão de filmes VARANDA Descanso e pausa ao ar livre Encontros Reuniões informais Estudo O resultado foram espaços lúdicos que estão aptos a receberem as mais diversas atividades, criando um referencial contemporâneo de espaço arquitetônico educacional, que entende o espaço como um terceiro professor. Utilizamos diversas referências teóricas que embasaram nossas soluções projetuais, como a pesquisa da professora Doris Kowaltowskiy, o livro ‘Abordagens sobre o espaço educacional’ de Reggio Emilia, pesquisas sobre o espaço de aprendizado de Stanford e outros.
Leer mais
Galeria